Os blocos de vidro são uma estrutura extremamente versátil e repleta de potencial.
Não à toa, eles se tornaram um dos “queridinhos” do mercado da construção civil, figurando em uma série de obras distintas — hoje em dia você encontra blocos de vidro tanto em edificações particulares como comerciais; locais privados e públicos.
Para que ele alcance seu pleno potencial, no entanto, ele deve ser bem instalado; se a mão de obra deixar a desejar ou as idéias forem ruins, não há estrutura que vá resolver; o projeto está fadado a fracassar.
Com isso em mente, a equipe da Distel preparou um apanhado de dicas para ajudá-lo a instalar corretamente esse verdadeiro coringa da construção civil.
CUIDADO COM O ALINHAMENTO
Para que qualquer obra com bloco de vidro fique boa, é preciso que os blocos estejam muito bem alinhados entre si. Se eles forem fixados de forma desalinhada, eles ficarão não apenas feios, mas também incômodos — o vidro desses blocos é levemente distorcido; imagine uma parede de bloco de vidro nas quais os blocos estão em diferente ângulos e, portanto, com distorções levemente diferentes em sua superfície; o efeito que isso causa chega a ser insuportável para algumas pessoas.
UTILIZE OS INSTRUMENTOS CORRETOS DURANTE A INSTALAÇÃO
O ideal é que você utilize espaçadores plásticos para manter o distanciamento dos blocos, além de alguns outros artifícios para mantê-las no lugar, como barras de ferro.
ATENÇÃO À ARGAMASSA
A argamassa ideal para se aplicar blocos de vidro é a colante.
Ela deve ter alta aderência e ser capaz de aguentar o peso das peças.
Outro ponto interessante no quesito argamassa é dar predileção para aquelas que possuem agentes hidrofugantes em sua composição, para que dessa forma a instalação possa ser feita em locais úmidos.
Ainda sobre a argamassa, não se esqueça de respeitar o tempo de cura do produto; tentar limpá-lo antes da hora pode resultar em uma má fixação.
DÊ MAIS VIDA À SUA PAREDE COM CERTOS TIPOS DE REJUNTE
Uma parede de blocos de vidro não precisa, necessariamente, ser feita com rejunte branco; você pode ousar e utilizar rejunte colorido — nesse caso, não deixe de falar com a equipe responsável pela sua obra de antemão, haja vista que para rejunte colorido é preciso, na maior parte dos casos, um acabamento aprofundado das juntas.
UTILIZE O PRODUTO CERTO E CONSERVE SEUS BLOCOS POR MAIS TEMPO
Após a instalação, um pano úmido é o suficiente para limpas os blocos.
Posteriormente, no entanto, considere utilizar um limpador de cerâmica para retirar o acúmulo de sujeira nos rejuntes.
Outro ponto importante é evitar o uso de produtos ácidos.
CONTE COM O APOIO DA DISTEL!
Gostou das dicas que demos acima e está pensando em investir em blocos de vidro? Para fazê-lo, conte com a Distel!
Somos uma empresa que goza de ampla tradição no mercado da construção civil, fornecendo blocos de vidro de altíssima qualidade, além de uma série de outros produtos e serviços para a sua obra.
Deixe um comentário