O vidro está presente no dia a dia de todas as pessoas. Seja para fechar as janelas das casas, nas portas dos comércios ou em vasilhas e embalagens de alimentos, o material é amplamente usado. Embora exista a fabricação em grande escala, até hoje, também existem objetos feitos com o vidro artesanal.
Copos, pratos, abajur e diversos outros objetos domésticos podem ser feitos de forma artesanal. Conheça mais sobre a fabricação de vidro artesanal.
Fabricação de vidro artesanal
A principal forma de fabricar vidro hoje em dia é através de fusão e resfriamento. De uma forma geral, todas as matérias primas são misturadas e, na sequência, aquecida. A temperatura é muito elevada e faz com que tudo se derreta.
Com o material derretido, ele é moldado e resfriado. Pronto, está feito o objeto de vidro. O material usado varia de acordo com a finalidade do objeto a ser fabricado. Sílica, dióxido de silício, calcário, areia, entre outros fazem parte da composição do vidro artesanal.
O material é processado e vira uma massa pastosa, com uma consistência semelhante ao mel. Quando ele chega neste estado, o artesão retira apenas o que vai usar para fazer o produto. Para isso, usa um molde.
Há também um instrumento, que é chamado de cana de vidreiro, um tubo oco, que é usado para ajudar a modelar os objetos. Quando a modelagem requer mais tempo, alguns profissionais usam um maçarico para poder manter o material aquecido. Depois que o material resfria não é possível derreter novamente para moldar.
Equipamentos usados na fabricação de objetos de vidro
Quem tem interesse na área, precisa saber que é necessário fazer cursos para se especializar. Depois, para ter um local de fabricação de vidro artesanal, será necessário ter um forno para poder realizar a fundição.
Além disso, será preciso investir em moldes do objeto que a pessoa tem interesse em produzir. Maçarico e cortador de vidro são essenciais para trabalhar com peças já prontos, quando for o caso. Sem contar a necessidade de lixadeira, alicate de diamante, formas e pigmentos.
Por fim, o artesão também precisa providenciar equipamentos de proteção individual como óculos, avental e luvas apropriadas.
Adaptações em peças de vidros
Há pessoas que optam também por transformar produtos de vidro em outros utensílios domésticos. De uma garrafa, por exemplo, o artesão faz um cinzeiro, a base de um abajur ou um porta-canetas.
Em alguns casos, como o de transformar em base de abajur, basta trabalhar a peça, sem precisar cortar o material.
Gostou? Então navegue em nosso blog e descubra mais curiosidades sobre o vidro.
Deixe um comentário