O ano de 2020 foi diferente em muitos sentidos. Não apenas tivemos o surgimento do novo Coronavírus e fomos forçados a fazer uma “quarentena” sem precedentes, mas também tivemos de suportar dias de calor extremo — em muitas cidades, aliás, a temperatura bateu recordes, tendo ultrapassado a casa dos 40º graus.
Com isso, muitas pessoas foram compelidas a repensar a estrutura de sua casa, em especial no que diz respeito ao arejamento da mesma.
Nesse sentido, uma estrutura em específico despontou e aguçou a curiosidade de muitas pessoas: o cobogó, também conhecido como elemento vazado.
PARA QUE SERVE O COBOGÓ?
A função do cobogó é muito simples: criar uma estrutura vertical que segmenta o ambiente sem interromper o fluxo de ar natural do local.
Isso ocorre a medida que essa estrutura possui uma série de vãos em seu interior pelo qual o ar pode fluir livremente.
Essa estrutura pode ser encontrada em diversos materiais, tal qual concreto, vidro, cerâmica e até mesmo madeira tratada.
COMO UTILIZÁ-LO DE MANEIRA EFICIENTE?
Muitas pessoas, ao construir a sua casa, não se atentam ao posicionamento das portas e janelas e acabam, acidentalmente, criando divisórias e outros tipos de estrutura que interrompem a circulação de ar e, com isso, esquentam o ambiente.
Sendo assim, o cobogó é ideal para ser colocado entre duas janelas, por exemplo. Imagine que você tem um cômodo com uma janela de cada lado e precisa segmentá-lo em 2; se você construir uma parede, estará interrompendo a ventilação cruzada do local e, consequentemente, piorando a circulação de ar. Ao fazer essa divisória com um elemento vazado, no entanto, você consegue preservar a corrente de ar natural do local — para aqueles que não sabem, uma ventilação cruzada é aquela que ocorre quando temos duas aberturas em posições opostas; ela é uma das mais eficientes.
Vale ressaltar, por fim, que os cobogós são elementos não apenas úteis para arejar o ambiente, mas também para agregar beleza e sofisticação ao ambiente, haja vista que os mesmos são uma estrutura clássica e bastante conceituada da arquitetura brasileira.
GOSTOU DAS DICAS? ELEMENTO VAZADO É NA DISTEL!
Ficou interessado em elementos vazados e gostaria colocá-lo em sua edificação? Entre em contato com a Distel e descubra todas as opções de cobogós e outras estruturas que temos em nosso portfólio, à disposição de nossos clientes.
Deixe um comentário