Telhados que utilizam mantas de alumínio estão se tornando cada vez mais populares entre empreiteiros e fornecedores de telhas devido aos seus benefícios incomparáveis. Devido à sua alta maleabilidade, é fácil para um fabricante de telhas personalizá-las e fornecer mantas para atender perfeitamente às suas necessidades.
Como funciona a manta de alumínio?
O alumínio é um material versátil e fácil de trabalhar, o que o torna a escolha ideal para todos os tipos de aplicações em coberturas. Atualmente, as mantas de alumínio são encontradas não apenas em uso industrial, mas também em aplicações comerciais e residenciais. Vamos dar uma olhada nas várias vantagens das mantas de alumínio, o que as torna a escolha favorita dos fabricantes e usuários de telhas.
- Leve e de fácil manejo
Apesar de ser forte, o alumínio é um material incrivelmente leve que facilita o transporte de um lugar para outro. Também facilita muito o manuseio durante a instalação. Como não pesa muito em si, adiciona um peso geral significativamente baixo à estrutura completa.
- Alta resistência.
O alumínio tem a maior relação resistência/peso em comparação com a maioria dos outros metais, essa propriedade as torna o material de escolha para construir aviões. Essa característica única que o alumínio possui torna extremamente forte e, quando combinado com sua propriedade leve, torna-se um dos materiais mais indicados para coberturas.
- Instalação fácil
Como o alumínio é leve, são muito mais fáceis de manusear e não exigem muito esforço ou mão de obra para instalação no local e podem ser feitas rapidamente. Isso ajuda você a economizar custos trabalhistas, tempo e, finalmente, dinheiro.
- Resistentes à corrosão.
O alumínio tem propriedades resistentes à corrosão, por isso não corrói tão facilmente quanto outros metais usados em telhados. As chapas de alumínio podem suportar até ambientes altamente corrosivos, o que as torna ideais para aplicações em áreas industriais e todas as outras localizações geográficas.
- Alta maleabilidade.
O alumínio é um material maleável, o que significa que pode ser moldado em várias formas e tamanhos facilmente. Isso permite que seu fabricante de mantas apresenta opções e designs atraentes, dependendo da natureza de sua aplicação.
- Segurança
O alumínio não é inflamável, por isso não pega fogo facilmente. Também devido à sua alta resistência, pode suportar a queda de objetos até um certo nível. Isso torna a manta de alumínio segura contra incêndios e eficaz contra chuva ou tempestades de granizo.
- Custo-benefício.
Embora o custo inicial das telhas de alumínio seja um pouco mais alto, elas duram significativamente mais do que outros materiais e sua vida útil extremamente longa as torna uma opção econômica a longo prazo.
Outros benefícios da manta
O uso de manta térmica pode proteger sua casa do calor, do frio ou da chuva e goteiras. As mantas feitas tipo foil com alumínio duplo são as mais eficientes no isolamento térmico para ambientes residenciais, comerciais e industriais. O alumínio presente na manta irá refletir o calor que vem das telhas. Sendo um material impermeável, impede também toda forma de ar, seja quente ou frio, além de barrar também a umidade. Só o alumínio produz redução térmica verdadeira, chegando a 95% de redução.
A manta, por ser totalmente impermeável, impede a passagem da água, direcionando-a para a calha. O isolante térmico para telhado do tipo foil é composto de duas folhas que revestem uma tela formando um tecido em malha de grande resistência e durabilidade. Além da proteção contra a radiação solar, também impede a condensação em tetos metálicos, servindo, portanto, para coberturas já construídas.
Muitos isolantes térmicos compostos com materiais diversos como espumas acabam tendo menor eficiência para esta função térmica, já que o coeficiente de alumínio é menor. Além disso, a espuma ou plásticos aluminizados podem se descolar facilmente entre si, o que acaba gerando grandes transtornos e necessidade de troca.
Instalação da manta
A colocação é bastante simples, podendo ser executada por qualquer profissional com alguma experiência em telhados. O local da manta deve ser abaixo do telhado, próximo à telha para refletir parte do calor gerado pela própria telha.
Pode ser colocado entre as ripas e caibros, quando instalado durante a cobertura, ou entre as ripas e a telha, podendo ser instalado sem a necessidade de desmontar parte da estrutura.
Outra forma de instalação é suportada por materiais mais leves, como cabos, arames, cantoneiras, que podem ser construídas abaixo do telhado.
Deixe um comentário