A laje é uma estrutura que pode ser encontrada praticamente em todo tipo de edificação aqui no Brasil.
Sua função estrutural é, basicamente, receber as cargas permanentes e acidentais e distribuir esse “esforço” de sustentá-las para as vigas e pilares.
Por esse motivo, costuma ser uma estrutura grande, que possui algumas vulnerabilidades e que demanda, portanto, certos cuidados.
Um desses cuidados é justamente a impermeabilização.
POR QUE IMPERMEABILIZAR A LAJE?
Há incontáveis tipos de problemas aos quais uma laje está exposta.
Sobrecarga e fissuras são apenas dois exemplos de problemas comumente encontrados nas lajes.
A infiltração, no entanto, é possivelmente o mais comum deles; por ser uma estrutura com superfície considerável, que fica na parte superior da edificação, ela está naturalmente mais exposta à umidade.
É justamente aí que entra a impermeabilização; ela oferece uma camada de proteção à laje, evitando desde problemas menores, como manchas e bolor, até males graves, como infiltrações que podem causar danos estruturais à edificação.
QUAIS AS VANTAGENS DESSE PROCEDIMENTO?
Esse tipo de laje oferece algumas vantagens para aqueles que optam por ela:
- A laje impermeabilizada é uma alternativa para o telhado convencional, sendo, inclusive mais prática, haja vista que não há risco de que as telhas caiam, voem ou até quebrem em caso de vento e/ou chuva forte;
- Quando se opta por uma laje impermeabilizada e não por um telhado, tem-se um ganho de espaço — nos edifícios, por exemplo, a laje pode muito bem tornar-se uma área de lazer e convivência;
COMO FAZER A IMPERMEABILIZAÇÃO DA LAJE?
Existem várias formas de realizar o procedimento de impermeabilização; tudo vai depender do tipo de laje, qual a exposição da mesma e assim por diante.
Na dúvida, portanto, o ideal é buscar o auxílio de profissionais especializados nesse tipo de assunto para realizar o serviço.
Para tanto, conte com o auxílio da Distel, que há anos atua no mercado da construção civil, possuindo grande experiência não apenas em impermeabilização de lajes, mas também em uma série de outros assuntos.
Deixe um comentário