Todo mundo já viu telhas na parte de cima de uma edificação.
Poucas pessoas, no entanto, sabem como elas chegaram até ali.
Com o intuito de sanar essa curiosidade, a equipe da Distel preparou um texto no qual iremos explicar um pouco mais a respeito de como costuma ser feito o transporte de telhas e os principais cuidados envolvidos nesse processo.
PREFIRA CAMINHÕES ABERTOS
Muitos fabricantes e distribuidores de telhas utilizam pontes-rolantes para carregar o veículo que irá levar as telhas.
Assim, é sempre preferível utilizar veículos que sejam abertos na parte de cima, tal qual os caminhões abertos, haja vista que o carregamento torna-se mais simples.
No caso de você estar utilizando um caminhão aberto, no entanto, uma ressalva: prefira fazer o transporte em dias secos ou cubra muito bem a sua carga, para evitar que ela molhe — lembre-se que alguns tipos de telha, como a de cerâmica, por exemplo, são porosas e absorvem muita água e, com isso, acabam ficando mais pesadas.
DISTRIBUA BEM A CARGA
Um erro bastante comum daqueles que transportam cargas pesadas, como telhas, por exemplo, é não distribuir adequadamente a carga em seu carro, van ou caminhão, o que pode acabar prejudicando não só a carga, mas o veículo em si, haja vista que isso pode levar a uma concentração do peso por sobre um único eixo — isso inclusive pode tirar a estabilidade do veículo e deixá-lo instável para dirigir.
UTILIZE CANTONEIRAS
Alguns tipos de telha, como as de metal, por exemplo, podem envergar ao ser fixadas no caminhão. Por esse motivo, é sempre interessante utilizar cantoneiras e outros artifícios de proteção que minimizem os pontos de atrito entre as telhas e as amarras que serão utilizadas para a carga não andar durante a locomoção.
CUIDADO AO DESCARREGAR
Quando você chegar ao seu destino e for descarregar as telhas, tome cuidado, em especial se for usar uma empilhadeira para fazer o serviço, haja vista que é preciso verificar o tamanho das telhas e o distanciamento entre os garfos para que um acidente não ocorra — e, sempre que possível, utilize uma chapa de proteção na base para aumentar a solidez da carga.
Deixe um comentário