Você sabia que cada tipo de construção demanda um tipo de telha diferente? Pois sim! Tudo depende do projeto da casa, de onde ela está sendo construída e das prioridades do dono da casa. Sabemos que existe uma variedade enorme de tipos de telhas, telhas de vidro, de cerâmica, de policarbonato, de alumínio, de PVC, entre diversos outros materiais. Neste post vamos colocar em pauta o que deve ser analisado e quais os melhores tipos de telhas para cada situação.
Estrutura da casa
Podemos até nos esquecer disso, mas o telhado tem um grande peso sobre a casa, assim, o projeto da casa deve ser feito pensando-se nisso ou pode acontecer de no futuro se enfrentar problemas como trincas nas paredes da casa. Se você se preocupa com isso, deve procurar por telhas mais leves. Os modelos de telhas mais leves que temos são as telhas metálicas e plásticas. Entre estas se destacam as telhas de PET, de PVC, as telhas galvanizadas, as telhas de policarbonato e quem sabe até as de fibrocimento.
Clima da região
O clima é outro fator que deve ser observado durante o momento de escolha das telhas da casa, uma vez que a função do telhado é proteger a casa do mundo exterior. Primeiramente, deve-se observar se é uma área com incidência de chuvas fortes. Nesse caso, deve-se priorizar as telhas mais resistentes. Se é próximo do litoral, deve-se evitar os modelos metálicos. Nestes dois casos os melhores modelos de telhas são as de cerâmica, de concreto, fibrocimento e, por incrível que pareça, as de vidro.
Se sua localidade é um lugar com fortes ventos, deve-se priorizar telhas com maior poder de fixação. Neste caso, recomendamos as telhas metálicas, pois elas podem ter suas bordas fixadas diretamente nas ripas do telhado. Se é um local muito quente, é preferível que você evite os modelos metálicos e de vidro, pois estes modelos causam o famoso “efeito estufa”, permitindo que o calor ente e impedindo que ele saia. Existem, porém, algumas telhas de metal que são feitas para essa situação, chamadas telha sanduíche, elas oferecem bom isolamento térmico.
Vedação das telhas
Se você está construindo em um local com muito índice de tempestades, é bom evitar telhas de encaixe, pois elas podem sair do lugar com o vento. Da mesma forma que telhas com a vedação inadequada poderão trazer umidade para a casa, gerando mofo e infiltrações, gerando maiores problemas no futuro. Dessa maneira, a telhas de metal são as que oferecem maior vedação.
Custos
Outro fator a ser analisado é o valor das telhas. Muitas vezes queremos um bom telhado, mas não temos muito capital para fazer o investimento. Dessa forma, você pode investir em telhados de PVC, as famosas telhas de fibrocimento, e também o telhado ecológico. Essas são as opções mais baratas do mercado.
Assim, estes são os principais fatores a se analisar na hora de escolher as telhas que irão cobrir a sua casa. Realmente são muitas opções, mas isso ajuda, pois tem boas opções para todos os casos.
Deixe um comentário