As infestações de morcegos podem ocasionar diferentes doenças, além de proporcionarem o mau cheiro ao ambiente. Comuns em locais urbanos e rurais, os morcegos costumam ficar instalados em telhados e nos forros das casas em geral. Existem três espécies do animal sendo elas: frugívoras, as quais consomem frutas, as insetívoras, que se alimentam de insetos e a espécie hematófaga, conhecida por consumir sangue.
A hematófaga é considerada a espécie mais perigosa, pois pode transmitir vírus da raiva e demais infecções aos animais mordidos por eles. As demais espécies são consideradas importantes para o meio ambiente, já que equilibram a proliferação de insetos e polinizam as plantas.
Principais causas da infestação de morcegos
Os morcegos costumam aparecer no período noturno e com o amanhecer do dia buscam locais escuros como segurança, diante disso, o número de animais tende a aumentar rotineiramente. No entanto, matar morcegos é crime, em caso de proliferação do animal é necessário contatar órgãos competentes para a retiragem da espécie.
Doenças transmitidas por morcegos
Transmitida para seres humanos, a raiva é uma doença causada pelo vírus da família rhabdoviridae e do gênero Lissavirus. A patologia tem como contaminação cães raivosos e pode ser transmitida por saliva e feridas do animal. Os primeiros sintomas da Raiva são mal estar e dor de cabeça. O morcego contaminado pode transmitir a doença por mordidas e também por fezes.
Além da raiva, a Histoplasmose também é uma patologia causada por fezes de morcegos e aves. Dentre as transmissões da doença estão à inalação de conídios, que consistem em esporos assexuais dos fungos. No organismo, a doença desencadeia sintomas nos alvéolos pulmonares, o que pode resultar em inflamações. O tratamento da Histoplasmose pode variar conforme as características do paciente, sendo necessário um acompanhamento clínico de longo prazo.
Outra doença transmitida pelas fezes do morcego é a Salmonelose, encontrada em alimentos não higienizados corretamente. A patologia pode ser transmitida por carnes, aves, leites e ovos, os quais estejam infectados por fezes de morcego ou não foram lavados corretamente.
Aqueles que não lavam as mãos após utilizarem o banheiro e antes das refeições estão sujeitos a Salmonelose. Dentre os sintomas causados estão à diarreia e dor abdominal. O tratamento consiste no acompanhamento clínico, na prática correta de higienização dos alimentos e das mãos.
Estratégias para evitar morcegos
Comuns em residências, uma tática utilizada pelos moradores para afastar morcegos é o armazenamento correto de frutas na geladeira, o que impede a localização do odor pelos animais. Caso o morcego persista em aparecer evite provocá-lo, pois ele pode ficar assustado e sair voando pelas portas ou janelas. Além disso, se o morcego não tocou ou mordeu ninguém não é motivo de preocupação, já que não há risco de transmissão de doenças.
Se notar a presença de morcegos mortos nos forros ou telhados não retire o animal sem proteção nas mãos, pois eles podem transmitir doenças. Nesse caso é recomendado aplicar inseticida a fim de acabar com os ácaros deixados pelos morcegos, em seguida é necessário retirar urinas e restos de fezes dos animais, sendo uma forma de impedir que os fungos se procriem.
Locais iluminados e seguros
Para evitar a presença de morcegos e futuras doenças, o investimento em lâmpadas artificiais é vantajoso, pois os animais tendem a abandonar o local. A instalação de telhas de vidro é uma das melhores soluções, já que o material permite a entrada de luz do sol no local e espanta naturalmente os morcegos que habitam no forro do telhado. Além de atribuírem uma decoração moderna ao ambiente, as telhas de vidro são materiais resistentes e certificados conforme as normas de segurança para produção.
Para minimizar a proliferação de morcegos e demais animais residenciais invista em telhas de vidro e demais modelos fornecidos pela Distel Telhas, tudo para telhados.
Preciso de algumas telhas . Tem morcegos aqui em casa. Como faço para saber qtas telhas preciso. O vidro é um material resistente?
Olá Rosa, tudo bem?
Entre em contato com um de nossos funcionários na aba “Faça uma Cotação” do no sso site, para que possamos da melhor forma te auxiliar!
Atenciosamente,
Equipe Distel