Você já ouviu falar na Norma ISO 9001:2015? Trata-se de um tipo de normativa, que define regras para uma gestão de qualidade. Empresas que estão de acordo com ela podem ser certificadas pelo Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
A ideia é mostrar ao cliente que o serviço ou produto oferecido pela empresa é de qualidade. Embora a elaboração desse documento tenha sido feita pelo Comitê Técnico Quality Mangement and Quality Assurance (ISO/TC 176), no Brasil, a versão foi feita pela ABNT, através da NBR ISO 9001, de 2015.
A certificação pode ser obtida por qualquer tipo de empresa, independentemente do setor de atuação. Além disso, pode ser conquistada por negócios pequenos, médios e grandes. A aplicação da ISO 9001 pode ser feita em conjunto com a ISO 45001, ISO 14001 e ISO 27001.
Princípios da qualidade da ISO 9001
A norma ISO 9001 fala sobre o que uma empresa precisa ter para conquistar a gestão de qualidade. Para isso, aborda sete princípios de Gestão da Qualidade que são
- Foco no cliente: o trabalho para fidelizar o consumidor deve ser constante. Para isso, é preciso oferecer um bom atendimento e prever as necessidades dele, para disponibilizar uma boa experiência. Afinal, sem cliente, qualquer empresa fecha;
- Liderança: a empresa precisa ter uma equipe que se inteire do que está acontecendo no setor. Essas pessoas precisam ficar atentas aos avanços do mercado e devem ter a liberdade para a execução dos processos;
- Engajamento: a equipe precisa ter acesso aos problemas da empresa e se envolver com eles, visando ajudar a encontrar uma solução. Para isso, a empresa deve dar liberdade para que o funcionário aja assim;
- Abordagem de processo: trata-se de um sistema de gestão eficiente, com estudo dos gastos e aplicações que possam identificar a origem dos lucros e também dos prejuízos;
- Melhoria: é importante que a instituição entenda que é preciso focar em melhorias constantes;
- Tomada de decisão: sempre deve ser feita com base em evidências, através da avaliação de indicadores e análises;
- Gestão com fornecedores: os fornecedores são parceiros, com os quais é preciso ter um bom relacionamento. Isso traz flexibilidade em pagamentos, pedidos, entre outros, facilitando ainda mais o processo.
Quais são os benefícios da certificação ISO 9001?
Além das alterações dentro da empresa, a certificação melhora a imagem da empresa no mercado, de forma geral. Clientes, colaboradores e fornecedores passam a ver a instituição como uma autoridade no ramo e modelo a ser seguido.
Além disso, as melhorias aumentam a satisfação do cliente, aumentam a possibilidade de conquistar novas parcerias e fechar negócios, evitam desperdícios, melhoram a organização interna e resultam em maior controle do negócio.
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