Responsável por proteger e, também, por valorizar a estrutura de uma residência, dando um charme e toque de sofisticação, o telhado, muitas vezes, pode ser o motivo de muita dor de cabeça.
Encontradas de diferentes acabamentos e materiais, as telhas podem ser esmaltadas, coloridas, naturais. E ainda existem as famosas telhas de cimento.
As maiores variações entre tipos de telhados ocorrem em função do tipo do desenho. Existem muitos tipos no mercado e podemos citar telhas tipo Francesa, Colonial, Plan, Romana, Portuguesa, Americana, Germânica, entre muitas outras.
O que muda entre elas é o design da peça e a forma com que ela conduz a água e se encaixa com a telha ao lado. A escolha do tipo de telha é fundamental, pois determina a inclinação que o telhado deve ter para que não haja infiltrações. É aqui que mora o problema.
Para garantir que um telhado cumpra eficazmente a sua função, é importante que se assegure uma manutenção regular da cobertura.
Como qualquer coisa usada, ao longo do tempo, é natural que surjam algumas telhas que desenvolvam fissuras, fendas ou fraturas. Isto além das normais necessidades de circular sobre o telhado para se instalar equipamentos ou outras reparações, queda de granizo.
Para que você se poupe de uma possível dor de cabeça, a Distel separou algumas dicas para você:
1. Faça manutenção preventiva
É importante fica atento à manutenção frequente do telhado, independente do clima, pois mesmo sem chuvas ou ventos fortes, a falta de manutenção pode prevenir diversos problemas, como goteiras e rachaduras. Além disso, é importante avaliar também os pontos de junção, como espigão, água furtada, chaminés e verificar o alinhamento correto das telhas.
2. Limpe s calhas
As calhas são muitos úteis para a conservação e proteção do telhado, mas necessitam de cuidados. Limpe-as regularmente, para evitar entupimentos e consequentemente danos ao telhado.
3. Revise as telhas
Lembre-se de revisar o estado de suas telhas regularmente, analisando se há passagens de luz, pontos de umidade, entre outras irregularidades.
4. Invista em produtos de impermeabilização
Desta forma você evita diminuir a vida útil das telhas pelo motivo da absorção de água.
Fique atento: Alguns produtos podem deixar o tom da telha mais amarelo.
Seguindo essas dicas, você estará preservando seu telhado, prolongando sua vida útil e evitando transtornos.
Deixe um comentário