A manta de subcobertura é instalada por baixo da cobertura, e funciona como uma barreira na transmissão do calor e possíveis goteiras provenientes do telhado.
A instalação é bastante simples, pois não requer uma mão de obra especializada, podendo ser executada facilmente pelo próprio telhadista. Há modelos que tem alumínio nas duas faces e outros em apenas uma.
Se a proteção for apenas para o madeiramento do telhado, visando evitar goteiras e prolongar a durabilidade, o alumínio deve ficar virado para cima. Se for para isolamento térmico, o alumínio deve ficar virado para baixo, pois a parte de cima da subcobertura sofre deposição de sujeira e poeira, que alteram a emissividade da superfície. Nesse caso recomendamos o uso de subcobertura com dupla face de alumínio.
Como avaliar as subcoberturas?
Quanto mais grossa melhor? Não, a espessura maior não garante nem mais isolamento nem maior resistência mecânica e durabilidade. Produtos com menos de 1mm bem instalados podem barrar mais calor que produtos com 1cm.
Vantagens das subcoberturas
- Conforto térmico
- Proteção contra goteiras
- Isolamento térmico eficiente
- Proteção contra granizo
- Facilidade e rapidez de instalação
- Isolamento durável
- Redução de custos
Como aplicar corretamente a subcobertura
- A manta de Subcobertura deve ser esticada por cima dos caibros e deve ser iniciada pela parte de baixo do telhado.
- Aplica-se uma camada em toda a parte de baixo do telhado antes de passar para uma parte superior com destino ao topo.
- Para aplicar a segunda camada, logo acima da primeira, a manta de subcobertura deve ter uma sobreposição mínima de dez centímetros com a camada inferior. Esse procedimento deve ser repetido até a cobertura total do telhado.
- Para um melhor circulação de ar no interior do telhado deve ser realizado um corte de dois a três centímetros da manta de subcobertura na linha de cumeeira.
Deixe um comentário