Durante a construção de uma casa, muitos só pensam nas escolha das telhas e do telhado quando a edificação já está na fase final, entretanto, para garantir a escolha perfeita o ideal é que ela seja planejada desde o início do projeto, ainda no papel. A recomendação do fabricante segundo a inclinação do produto deve ser seguida para incômodos com mudanças do tempo, ventanias e calor excessivo. Outro ponto essencial é a preocupação com as bordas das telhas, que devem ser totalmente fixadas à estrutura do telhado.
Leve em consideração alguns pontos ao escolher a telha ideal:
- Inclinação do telhado;
- Informação de inclinação contida nas próprias telhas – Se essa indicação for ignorada o telhado pode sofrer com calor, água e vento.
- Observação sobre a homologação do produto através da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
- Análise do tipo de telha para descobrir se combina com o estilo da construção – Normalmente isso é definido pelo arquiteto.
- Qualidade do material – Isso influência na durabilidade.
Cuidados durante a instalação
- Contrate um profissional que entenda sobre estruturas de coberturas, encaixe e fixação de telhas e telhados.
- Se preocupe com a fixação das bordas das telhas, se uma borda levanta todas as outras vão junto.
Tipos de telhas
-
Telhas de vidro
São capazes de proporcionar uma arquitetura mais bonita, com ambientes claros e mais iluminados. A transparência promove maior difusão da luz. Podem ser aplicadas com telhas de cerâmica, evitando assim a presença de insetos e animais que se abrigam no forro, e eliminando umidade, mofo e fungos. No geral, são utilizadas para criar janelas de iluminação interna pelos telhados, em uma grande variedade de tamanhos de área e cobertura parcial ou total do telhado.
-
Telhas ecológicas
Essas são produzidas com material reciclado, o que garante a menor concentração de detritos que seriam despejados no meio ambiente, pois estes são reciclados e utilizados na construção. O material é ecologicamente correto e permite a entrada de luz natural no ambiente, fazendo com que a construção tenha um consumo de energia elétrica menor. Ajudam o meio ambiente e possuem um design diferenciado, com ótima relação custo benefício.
-
Telhas pet
É composta por cristal de alta temperatura, através de excepcional estabilidade térmica. Proporcionam luminosidade ao ambiente, agindo contra a propagação de insetos ou animais. Parecidas com as telhas comuns, apresentam baixo custo com muita excelência em fluxo luminoso, brilho e transparência, podendo ser aplicadas junto das telhas comuns. Não apresenta porosidades, característica das telhas cerâmicas, evitando o acúmulo de umidade e mofo e sendo capazes de resistir a temperaturas altas. Pode ser retirada para limpeza com sabão neutro e esponja.
-
Telhas de pet injetado
Muito parecidas com as telhas de barro e concreto, exceto pelo custo bem mais acessível e excelência, além da propriedade de fluxo luminoso, proporcionando luminosidade ao ambiente, estabilidade térmica e ótimo acabamento.
-
Telhas translúcidas onduladas
Belas e elegantes, as telhas translúcidas onduladas são altamente recomendadas na economia de luz e energia do ambiente, visto que possuem capacidade de difusão de luz de 70%, além disso, possuem tratamento UV, tornando-as ideais para construções de indústrias de alimentas, iluminando-os e protegendo-os sem estragá-los. A instalação ocorre com ferramentas de fixação comuns, encontradas no mercado.
Deixe um comentário